Blog Layout

MOTIVOS PARA TER UM ADVOGADO NA SUA EMPRESA

ADVOGADO NA SUA EMPRESA

Um advogado na sua empresa é necessário para manter a empresa em ordem com suas obrigações legais e para fornecer orientações jurídicas. Com isso, eles ajudam a evitar ações e processos trabalhistas.


Quem deseja que seu negócio cresça de forma sustentável e que sua marca seja posicionada no mercado, precisa com um advogado na sua empresa. A sua principal responsabilidade é a prevenção.

 

Eles devem agir de forma preventiva, para evitar qualquer dano na imagem e no futuro do seu negócio. A partir disso, um listar listar motivos para ter advogado na sua empresa. 

Análise de contratos

Um advogado na sua empresa tem autonomia de ler todos os contratos entre clientes, parceiros e fornecedores. Indicar a ideia é que ele avalie as cláusulas como cláusulas e assim as condições envolvidas mais designações para todas as partes, como fraudes.

 

Dessa forma não caso você possua um advogado sua empresa, você poderá chegar a riscos. Entre as possibilidades de algum negócio sem seu negócio está assinado um contrato avaliar todas as cláusulas ou deixar ponto passar despercebido.

 

Esse profissional é o mais indicado para a análise de seus contratos e isso vale para qualquer área em que sua empresa trabalhe.

Tributação 

O segundo motivo para investir em um advogado para sua empresa é o fato dele poder ajudar na decisão de qual tipo de regime tributário que sua empresa irá adotar. Como principais possibilidades de regime são: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

 

  •  Simples nacional



Esse é o regime tributário criado com o objetivo de atender Microempresas, Empresas de Pequeno Porte, além dos Microempreendedores Individuais (MEI). O propósito deletar o recolhimento dos pagamentos dos empreendedores é mais simples. Com isso, todos os tributos são nossos em guia único.

 

O regime simples nacional com faixas conta também de impostos, com diferentes faixas. Elas são aplicadas conforme a atividade e o faturamento da empresa. 

 

  •  Lucro Presumido


Esse regime calcula quanto uma empresa deve pagar pelo Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), pela Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Isso é feito com base numa tabela fixa de presunção de impostos para esses impostos.

 

O Lucro Presumido tem como característica principal o Fato da Receita Federal entender por lucro apenas um percentual do faturamento da empresa. Isso é chamado de percentual de presunção.

 

  •  Lucro Real


Nesse tipo de regime, quanto maior for a lucratividade, maiores serão os valores dos impostos a serem pagos. O que acontece também, caso não haja lucro ou a empresa tenha lucro, ela não terá que realizar pagamento de tributos no período que está sendo contemplado. 

 

Os cálculos matemáticos são: IRP caso CSLL, PIS, pelo ISSQN, IRP para empresas comerciais e IPI para empresas comerciais, neste CSLL, neste caso CSLL. 

 

O trabalho do advogado na sua empresa é trabalhar em parceria com o departamento de contabilidade. Assim todos encontram a melhor opção fiscal e o melhor caminho para o pagamento de impostos e demais obrigações fiscais.

 

O advogado na sua empresa também pode atuar na intermediação com os órgãos públicos por alguma ação que possa ser movida contra sua empresa. Caso você tenha o auxílio de um advogado tributarista, todo esse trabalho se torna mais simples.

Leis Trabalhistas

Existe uma série de leis que asseguram os direitos dos trabalhadores e obrigações legais da empresa. Os advogados na sua empresa devem ajudar a evitar uma realidade possível contraditória entre ex-funcionários ou atuais com a empresa em si.

 

A legislação trabalhista brasileira pode ser ardilosa para o empresário. Existem várias leis e obrigações para oferecer condições de trabalho justo para os funcionários. E é nessa parte que entram os advogados na sua empresa. 

 

Esses profissionais podem interferir na construção de processos de contratação e rescisão, orientando a empresa e o colaborador como medidas de construção. O trabalho do advogado na sua empresa pode ser preventivo ou corretivo. 

 

O advogado na sua empresa irá ajudar a sua empresa a ajudar a não ter problemas na justiça, a evitar qualquer infração de um direito trabalhista. Mas caso isso aconteça ele irá acompanhar nas audiências de conciliação para “apartar o fogo”.

Contribuição empresarial

Os advogados na sua empresa podem atender uma demanda empresarial. Isso é feito a partir de orientações, planejamento e análise de resultados. Tudo serve por meio da lei e das presentes no empreendedorismo.

 

Esse profissional pode contribuir para os processos de abertura da empresa. Ele faz a orientação de todas as possibilidades legais que permitem ao seu negócio um posicionamento detalhado para sua área de trabalho.

 

Ele ainda nas questões bancárias, fazendo uma orientação em relação às questões burocráticas e legais, que contratos com bancos e contratos de prestação de serviços. Para que qualquer ação nesse sentido possa trazer bons resultados, é preciso contar com advogados na sua empresa.

Conclusão: a importância de um advogado na sua empresa

O advogado na sua empresa precisa ter um conhecimento sobre Ciências Jurídicas. Isso será um diferencial em sua atuação, já que permitirá a solução de qualquer problema jurídico que a empresa possa ter que enfrentar. Ele tem sua atuação baseada na legislação, que compreende em áreas diversas do direito, que são:

 

  • Civil

Representação dos interesses individuais referentes a bens e propriedades, questões e muito mais

 

  • Trabalhista

Nessa área, o advogado atua na representação de empresas ou pessoas em disputa entre empregados e trabalhadores, questões sindicais e de previdência social.

 

  • Tributário

Os profissionais cuidam das normas e dos princípios relativos à cobrança de impostos e taxas, obrigações fiscais e funções dos órgãos fiscais.

 

  • Financeiro

O foco dessa área é atender às necessidades públicas do Estado. O direito Financeiro é o corpo e o Direito Tributário as mãos/arrecadadoras de tributos.

 

  • Administrativo

Essa é uma área que engloba a regulação jurídica do poder administrativo ou o executivo do Estado.

 

  • Societário

O profissional dessa área analisa de forma detalhada os princípios, as regras e as melhores práticas de estruturação e relacionamento com a sociedade.

 

Um advogado de sua empresa todas as respostas para um oferece para transações comerciais mais seguras e sua empresa. 

 

Esse profissional atua em conjunto com seus processos de gestão. A organização do seu negócio está de acordo com os parâmetros e as garantias do mercado em boas condições para sua empresa que ela atende.

 

Precisa de serviços jurídicos? Agende um horário para que discutíssemos sobre o que está preocupado.

 

Não deixe para depois e vamos resolver os processos legais ou quanto antes!

 

Se você gostou de ler sobre advogados na sua empresa, acesse o blog do Torres & Ramon Advogados para ler mais conteúdos como esse e muitas outras coisas.

leis-de-incentivo-fiscal
21 de agosto de 2023
Como rentabilizar seu capital através das Leis de Incentivo Fiscal
17 de agosto de 2023
5 passos para fazer a recuperação tributária da sua empresa
14 de agosto de 2023
Contrato NDA: como funciona, validade, quando fazer e como
Share by: