As empresas aspirantes desejam ser uma marca mundialmente reconhecida, ter a sua reputação bem apresentada e claro, conquistar o primeiro lugar no mundo. O que poucos sabem é que esse sucesso conta com uma grande equipe, desde o grande CEO até o porteiro do edifício.
Todas as pessoas que possuem algum tipo de serviço dentro da empresa são responsáveis pelo andar e o futuro do negócio, afinal o que seria de um escritório sem as faxineiras? Provavelmente as pessoas que utilizam desse ambiente iriam sofrer bastante com a falta de higiene do lugar.
E assim como as faxineiras servem para limpar os escritórios e banheiros, os advogados empresariais trabalham para manter a boa imagem da empresa e até mesmo defender a organização em um processo judicial.
Mas um advogado empresarial tem muitas outras utilidades dentro de um negócio, em comemoração ao mês dos advogados que é em agosto, iremos listar cinco áreas que um advogado empresarial atua:
Como todo empresário sabe, ou pelo menos deveria saber, é que existem diversas leis trabalhistas que podem defender tanto os trabalhadores de algo que os mesmos julgam incabíveis, como trabalhar por mais tempo sem receber as taxas extras, quanto para a própria empresa em caso de ações contra o negócio.
O ideal seria que as duas partes andassem em equilíbrio sem nenhum abuso por nenhum lado, entretanto, ocorrem diversificados casos de processos trabalhistas frequentemente, ainda mais agora por conta da situação econômica do Brasil.
É aí que entra o advogado empresarial, ele tem o dever de evitar possíveis conflitos entre empregado x empresa, além disso, o advogado tem total liberdade em intervir na construção de um contrato ou na rescisão de um.
No geral, o advogado trabalha como um preventivista e um corretor a fim de evitar possíveis conflitos no futuro, e em caso de conflito, estar preparado para defender a sua empresa de quaisquer riscos.
Como foi dito anteriormente, um advogado empresarial tem total liberdade de acesso aos contratos da empresa - seja ele com clientes, parceiros ou fornecedores - para os estudar, analisar e opinar para intervir em algum possível erro.
O advogado deve avaliar todas as cláusulas existentes no contrato e indicar qual seria o caminho mais justo para ambas as partes, com o objetivo de evitar conflitos futuros ou até mesmo fraudes contratuais.
Isso significa que assinar um contrato sem a presença de um advogado é considerado um grave risco para o futuro da empresa, um dos casos mais recentes, por exemplo, é o do Luva de pedreiro e seu ex-empresário. Segundo o próprio Iran Ferreira (Luva de pedreiro), ele assinou seu contrato sem um advogado presente e sem ler, confiando cegamente no que Allan Jesus (ex-empresário) estava dizendo.
O problema, é que após o Iran decidir rescindir o contrato com a agência por conta de várias polêmicas que estavam surgindo, Allan o informou de uma cláusula que anteriormente não foi mencionada, na cláusula estava escrito que o Luva de pedreiro deveria pagar 5,2 milhões de reais à agência em caso de rescisão contratual. Ou seja, um advogado empresarial pode evitar muita dor de cabeça a um empresário ou a uma figura jurídica na hora de assinar um contrato.
É importante mencionar que um advogado empresarial pode atuar na área empresarial, contribuindo com sugestões, planejamento e análise de resultados. Isso não significa que um advogado empresarial se torna um empreendedor, ele atua na empresa apenas na lei e nas limitações dentro do empreendedorismo.
Um dos motivos mais comuns para ter uma assessoria jurídica dentro de uma empresa é por conta de que o advogado empresarial tem o poder de auxiliar nas decisões quando envolve algum tipo de regime que a sua empresa deve adentrar.
Por conta disso, o advogado tem a liberdade de monitorar o trabalho feito pelo setor de contabilidade, a fim de contribuir para que seja encontrada a melhor opção quanto às despesas da empresa.
Também é ressaltado que os advogados podem atuar na intermediação com órgãos públicos por alguma ação contra a empresa, é claro que não é necessário falar o quanto isso pode ser importante para um negócio.
Por último, mas não menos importante, um advogado empresarial pode ter impacto positivo na reputação de uma empresa, afinal, ao contar com uma equipe de advogados empresariais, a empresa será automaticamente considerada como séria e sólida para a sociedade.
O que pode acarretar em mais opções de parcerias e novos contratos para o negócio, de qualquer maneira a empresa ganhará muito ao ter um advogado empresarial em sua equipe.
Após entender como um advogado empresarial atua dentro de uma empresa, fica muito difícil concluir que não é extremamente vantajoso contar com esse tipo de profissional dentro de seu negócio, afinal, eles são a espada e o escudo de todo grande empreendedor.
Na advocacia Torres & Ramon, é possível encontrar ótimos profissionais bem preparados para atuar em empresas que estão dispostas a investir em um futuro melhor de seu negócio, entre em contato e monte a sua equipe jurídica empresarial.