Blog Layout

6 ERROS EMPRESARIAIS COMUNS QUE VÃO CONTRA A LEI

ERROS EMPRESARIAIS COMUNS QUE VÃO CONTRA A LEI

Ao abrir ou já possuir o seu próprio negócio acaba por atropelar o processo e não procura resolver os seus erros empresariais por dois motivos: por desconhecer os erros empresariais que comete ou não compreender a natureza ao deixar acumular os erros empresariais como uma bola de neve. 

 

Como empreendedor, você precisa pensar em 1001 coisas para fazer o seu negócio funcionar, manter os seus colaboradores engajados e motivados e manter uma boa relação com os clientes. 



Quando se depara com esse tipo de cenário, em tese, parece ser as mil maravilhas, certo? 


Onde não precisa se preocupar porque tem o controle nas mãos e os erros empresariais são apenas linhas fora da curva. 


Na prática, as suas ilusões desaparecem ao entrar em choque com a realidade e os seus erros empresariais pesaram sobre os seus ombros.

 

Quer saber qual é a pior parte ao cometer erros empresariais que vão contra a lei? 


É acumular problemas e dores de cabeça pela falta de conhecimento ou cuidado aos detalhes, pois como diria Isaac Newton: 

“Para toda ação existe uma reação”.

 

Uma hora, os seus erros empresariais vão desencadear um efeito dominó a menos que você comece priorizá-los e resolvê-los antes do seu negócio começar a ganhar má reputação, obter processos judiciais e ser obrigado a fechar as portas por falta de capital. 

O que motiva os erros empresariais? 

De acordo com a pesquisa Serasa Experian, retirada do portal Terra, em janeiro de 2021, mais de 312 mil microempreendedores brasileiros se formalizaram como MEIs para se manterem registrados pela marca de análises e apoio ao negócio do Serasa. No entanto, o cenário econômico, de alguma forma, impacta o dia a dia da população. 


Para o empreendedor, essa realidade o atinge gradualmente por precisar fazer o seu capital girar e cumprir os seus deveres empresariais. 


Como fazer isso se é novo no mercado ou a empresa já passou por erros empresariais no passado? 


“Se você quer saber o quanto você é forte, é na necessidade que descobrimos que somos gigantes.” - Cleusa Maria da Silva, dona da rede Sodiê Doces. 

Lembre-se que quando você deixa uma situação com alguma pendência, ela pode voltar a vir assombrá-lo por ter adiado resolver os seus erros empresariais.


Como diria aquele ditado: o passado sempre volta a bater na sua porta. 

 

Portanto, veem a forma de empreender como duas opções para a sua jornada:


  • Uma renda extra para ter o seu próprio negócio, mas funciona a princípio como Plano B na sua vida ou; 
  • Resolveu seguir a vida de empreendedor como carreira; o seu Plano A.


Porém, o que um empreendedor ou microempreendedor pode não estar ciente é do quanto os erros empresariais podem ser prejudiciais para o seu negócio ao não saber administrá-los. 

6 erros empresariais comuns que você pode cometer 

  • Não formalizar a empresa

Com a pandemia e a falta de dinheiro pelas sequências de cenários, esquece dos pequenos detalhes que fazem a maior diferença na sua empreitada como empreendedor. 


Por tal negligência e falta de atenção aos detalhes, você pode cometer erros empresariais como: 


Não possuir nota fiscal ao não estar devidamente formalizada conforme a lei para fazer a venda e prestação de serviços da maneira certa;


  • Ter as suas mercadorias apreendidas por não possuir os registros corretos para apresentar aos fiscais;
  • Multas e penalidades por atuar fora da lei;
  • Dificuldade em estabelecer uma comunicação adequada com a limitação da divulgação dos produtos e/ou serviços. 


Formalizar a sua empresa vai evitar um dos erros empresariais mais comuns por agir na pressa, ainda poderá ganhar benefícios por atuar conforme a lei e não fazer às escondidas – de forma clandestina. 


  • Não ter controle das movimentações da empresa


Um dos erros empresariais mais comuns é adiar os acontecimentos e não registrar o controle das entradas e saídas, o que prejudica a visualização de débito e crédito da empresa. 


Afinal, sem o controle do caixa, não dá para analisar, realmente, se tem mais dinheiro entrando ou saindo pela falta de supervisão. 

Acaba se tornando um problema grave quando fica sem saber se há dinheiro disponível para ser gasto em caso de emergência ou necessidade, tal desorganização e falta de controle faz com que a empresa não cresça no mercado e, sim, acarrete erros empresariais que podem fechar as portas. 

 

  • Não fazer separação entre trabalho x família


Manter esses dois unidos quando se é empreendedor pode não vir ser a melhor solução, pois tem aquela frase: “Amigos? Amigos, mas negócios à parte”. 

Nada de misturar esses dois setores na sua vida porque estará causando um dos erros empresariais mais comuns por um dos motivos dos erros empresariais anteriores, a organização, neste caso, a falta dela. 


Impede que o empreendedor tenha uma gestão financeira correta por misturar as contas familiar e empresarial como se fossem uma só, mas essa parte não é aconselhável. 


Porque não estará fazendo a gestão correta quando precisar ser utilizado o dinheiro da empresa na empresa assim como se é familiar, deve permanecer neste meio. 

 

  • Não dar atenção aos deveres empresariais


Um dos erros empresariais comuns e fatais é a falta de responsabilidade para com os erros empresariais descritos aqui por tratar as questões jurídicas com informalidade. 


Por exemplo, não honrar os contratos com os colaboradores, adquirir multas ou processos judiciais podem fazer com que crie grandes erros empresariais e atrair cenários pessimistas para os empreendedores, a empresa, colaboradores e até clientes. 


Possuir dever empresarial é uma das primeiras coisas quando vai abrir um negócio para que mantenha os arquivos registrados e nada faltar em caso de urgência, assim como registrar colaboradores e manter tudo dentro da lei.


  • Fazer pagamentos fora da folha


Quando o assunto é dinheiro, como empreendedor, o melhor que você tem a fazer é deixar tudo registrado para não cometer um dos erros empresariais mais comuns ao fazer pagamentos fora da folha de remuneração. 


O pagamento fora da folha é uma forma de sonegação fiscal com o propósito de fazer as coisas pelas beiradas e não ser totalmente clara com os objetivos por atribuir medidas de pagamentos que não estão no decreto da lei n° 5.452, 1° de maio de 1943, art. 464: 


“O pagamento do salário deverá ser efetuado contra recibo, assinado pelo empregado; em se tratando de analfabeto, mediante sua impressão digital, ou, não sendo esta possível, a seu rogo. 


Parágrafo único - Terá força de recibo o comprovante de depósito em conta bancária, aberta para esse fim em nome de cada empregado, com o consentimento deste, em estabelecimento de crédito próximo ao local de trabalho. (Parágrafo incluído pela Lei nº 9.528, de 10.12.1997)”. 


Esse é um dos tipos de erros empresariais que faz com que você cometa alguma fraude e um ato ilegal, entretanto, não é assim que deseja deixar a sua situação jurídica, certo? 


As orientações concedidas por advogados é de manter tudo às claras na hora de realizar os pagamentos, comissão, bônus e horas extras, deixar registrado para não ocorrer nenhum tipo de fraude e repassar aos colaboradores de forma acertada.


  • Deixar os contratos passarem por uma análise superficial


Bons contratos são aqueles redigidos, detalhados, analisados e revisados para manter a transparência proposta para assegurar todas as partes interessadas com segurança. 


Um dos erros empresariais mais comuns é quando os contratos são passados por aquela batida de olho, mas não revisa como se deve para resguardar quando se faz necessário. 


O que pode dar um prejuízo nas relações comerciais e contratuais por alguma cláusula estar errada ou faltando no contrato. 


“O maior aprendizado na minha trajetória foi trabalhar em equipe. Isso é insubstituível. A equipe faz você aprender, compartilhar conhecimento, todo mundo remando na mesma direção. Imagine um barco a remo com uma equipe sincronizada. É assim que se consegue performance”. - Chico Müssnich.


Lembre-se que você terá um problemão também se utilizar modelos de contratos da internet, não é apropriado e muito menos viável, pois dessa forma garantirá mais erros empresariais. 


Portanto, a melhor forma de não ter problemas ao ter os seus contratos perfeitamente redigidos e analisados é com aquele advogado que dará todo o suporte que você precisa como terá aqui, Torres & Ramon Advogados. 

 

  • Resolvendo os seus erros empresariais 


Se você chegou até aqui é porque está cansado de deixar os erros empresariais o arrastarem para o fundo do poço. 

Então, está na hora de resolver os seus erros empresariais para que dessa forma comece a trilhar a sua jornada como empreendedor no caminho certo com o auxílio dos advogados perfeitos para você. 


“O advogado é e sempre será indispensável.” – Bruno Feigelson. 


Cometeu algum daqueles erros empresariais ou todos eles, agora que você criou consciência sobre o que deve e não deve ser feito. 


Com os advogados certos e o melhor aconselhamento para você poderá te tirar do vermelho, aperfeiçoar os seus processos com acordos e a montagem de um bom caso para conseguir o melhor resultado possível. 


Criar consciência dos seus erros empresariais é o pontapé inicial, começar a resolvê-los é o meio do processo e para o ciclo vicioso não continuar acontecendo, você deve seguir as recomendações dos seus advogados de confiança assim não voltará para os maus hábitos de cometer erros empresariais.  

leis-de-incentivo-fiscal
21 de agosto de 2023
Como rentabilizar seu capital através das Leis de Incentivo Fiscal
17 de agosto de 2023
5 passos para fazer a recuperação tributária da sua empresa
14 de agosto de 2023
Contrato NDA: como funciona, validade, quando fazer e como
Share by: